Esgotos são considerados os resíduos líquidos que os humanos utilizam e apresentam características adulteradas, podendo estes esgotos vir de várias origens diferentes e cada um necessitando de um tipo de tratamento. São quatro os grupos principais dos tipos de esgoto: o doméstico, o hospitalar, o agropecuário e o industrial. O grupo industrial é considerado o mais complexo, pois são muitos os tipos e quantidades de efluentes que trazem diversos riscos nos locais onde são despejados.
Os efluentes industriais também são separados por categorias, sendo as principais a água de lavagem, líquido utilizado para lavar o chão; a água residuária, líquido resultante de algum processo de tingimento de tecido ou da produção de resinas; os efluentes industriais, líquido resultante da limpeza e descontaminação de equipamentos e etc.; o lodo líquido, que é o resultado do processo de degradação biológica do esgoto nas ETEs, e o Chorume de aterros classe II, que vem da decomposição de matérias orgânicas nos aterros sanitários.
Caso estes efluentes não tenham o tratamento e descarte corretos, os riscos para o meio ambiente e para a população são vários, como, por exemplo, o desequilíbrio no ecossistema aquático, a transmissão de doenças e a poluição do ar por meio dos gases tóxicos.
EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados