Os brasileiros devem deixar de pensar que a máquina de lavar louças é um eletrodoméstico dispensável em uma residência, pois esta máquina pode ajudar muito a evitar o desperdício de água. Pois quando uma pessoa lava a louça manualmente, por 15 minutos, ela gasta uma média de 240 litros de água, segundo informações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Enquanto um estudo realizado por alguns pesquisadores da Universidade de Bonn, localizada na Alemanha, apresentou que para lavar 140 peças, uma pessoa necessita gastar uma média de 100 litros de água. Entretanto, com uma máquina de lavar louças o gasto, para lavar 140 peças, cai para 15 litros, ou seja, uma economia anual de, aproximadamente, 74 mil litros, comparando com a lavagem manual. E, além de colaborar para evitar o desperdício deste recurso, quem utiliza a maquina de lavar ainda terá uma grande redução na conta de água.
As máquinas mais modernas ainda permitem mais economia e menos trabalho, pois não necessitam da limpeza prévia das louças. A máquina de lavar deve ser ligada somente uma vez por dia ou com a capacidade máxima. Quanto ao gasto de eletricidade, chega a 30 kWh por mês, o que não representa nem a metade do consumo de um chuveiro elétrico, por exemplo.
EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados