Portanto, as ETEs são fundamentais para as empresas que produzem resíduos e para a preservação do meio ambiente. Nestas Estações há várias etapas que os resíduos devem passar para o seu tratamento a as principais são os gradeamentos, quando são separados os resíduos sólidos grandes dos pequenos e todos ficam retidos nas barreiras do sistema; a desarenação, quando a areia suspensa no esgoto fica no fundo do tanque e os materiais orgânicos ficam nas partes superiores, e o decantador primário, que é a primeira fase de decantação, onde é misturado e sedimentado o material orgânico localizado no fundo do tanque, formando lodo.
Depois vem as etapas da peneira rotativa, onde acontece uma centrifugação que separa a parte sólida e armazena o líquido nos tanques; da digestão anaeróbica, que estabiliza a mistura através de processos químicos que tornam neutras as bactérias e os gases nocivos; do tanque de aeração, que transformam os resíduos orgânicos em gás carbônico para se tornar alimento para os microrganismos; do decantador secundário, que reduz a matéria sólida no lodo; do adensamento do lodo, onde o lodo é filtrado; do condicionamento químico do lodo, que o coagula e desidrata; do filtro prensa de placas, que extrai o que resta de líquido, e do secador térmico, que é a etapa final e expõe o material a altas temperaturas para evaporar qualquer líquido que ainda possa ter no material.
EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados