A eutrofização é um fenômeno natural que acontece nos lagos, mas pode ter seu processo adiantado pelas atividades do ser humano, como, por exemplo, a urbanização, industrialização e agricultura, já que as principais fontes artificiais destes nutrientes são os fertilizantes, usados na agricultura, e os esgotos domésticos e industriais. O processo de eutrofização acontece com o enriquecimento das águas com alguns nutrientes, principalmente, com o fósforo e nitrogênio, os quais ajudam na proliferação das plantas aquáticas.
Quando a quantidade de nutrientes é muito grande, acontece uma produção excessiva dos vegetais, o que desequilibra a vida marinha. Este desequilíbrio faz com que a matéria orgânica que deve ser decomposta aumente, fazendo com que os peixes tenham que competir oxigênio com os agentes decompositores e, assim, acabam morrendo asfixiados. Além de algumas algas também produzirem toxinas nocivas aos seres humanos.
Portanto, se eutrofizado, os recursos hídricos podem se tornar inúteis para consumo, abastecimento, gerar energia e para a diversão. Por isso, devem sempre ser controlados os processos que causam a eutrofização.
EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados