Existe diferença entre reciclar e reutilizar?


Apesar da reciclagem e reutilização de resíduos terem o mesmo objetivo, que é evitar o desperdício e colaborar com o meio ambiente, evitando maior gasto de energia e de matéria-prima, estas duas ações têm algumas diferenças. Vejamos abaixo quais são:

A reciclagem, como o próprio nome já explica: “re-ciclar”, transformará um resíduo em um produto novo e útil para o ser humano, como, por exemplo, um pneu usado que pode ser transformado em composto para asfalto. A compostagem também é uma forma de reciclagem, pois utilizam os resíduos degradáveis, como restos de alimentos e podas de árvores. São muitos os resíduos que podem ser reciclados, como papel, vidro, metal, tecido, plástico e etc. E, tudo o que for reciclado ajudará a diminuir o desperdício no planeta, fazendo com que diminua o gasto de energia elétrica e matéria-prima, além da poluição dos recursos naturais e emissão de gases de efeito-estufa.

Já a reutilização dos resíduos não necessita de nenhum tipo de reprocessamento, as pessoas podem, apenas, transformar um resíduo em outro produto e utilizá-lo da forma que preferir, tendo a mesma função do início ou não. Como, por exemplo, utilizar papéis usados de apenas um lado como bloco de anotações, enfeitar garrafas usadas e utilizá-las como decoração, além de existir várias opções de lindos artesanatos com resíduos. Fazendo a reutilização dos produtos, você estará ajudando na gestão do lixo, já que estas matérias-primas seriam apenas descartadas em algum lixão ou aterro, além de contribuir na diminuição da exploração dos recursos naturais para a produção de novos produtos.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados