De onde vem a água utilizada na cidade de Curitiba?


A Sanepar, Companhia de Saneamento do Paraná, é a empresa que abastece e faz a coleta de esgoto de Curitiba desde o ano de 1964. Mas, você sabe de onde vem a água que abastece a cidade de Curitiba?

Sendo a Sanepar a responsável por abastecer o município de Curitiba com água, a empresa capta o recurso de três locais: dos rios Passaúna, Iraí e Iguaçu. A parte oeste da cidade é a que recebe a água do rio Passaúna, que possui 143 quilômetros quadrados de bacia hidrográfica, tendo uma produção de 1300 a 1700 l/s. Já a região leste de Curitiba é abastecida pelo rio Iraí, que tem capacidade máxima de 800 l/s, enquanto o rio Iguaçu possui vazão de 3 mil l/s.

Para poder distribuir o recurso para a população, a Sanepar faz um processo de tratamento nas águas, começando com uma adição de produto químico, que faz a coagulação e permite que as impurezas fiquem suspensas ou submersas na água para que sejam retiradas. Feito isso, a água passa por um processo de filtração com areia e carvão antracito. Depois, é adicionado cloro na água, o que já permite a distribuição do recurso para os habitantes de Curitiba. Segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, somente no ano de 2013, a Sanepar abasteceu mais de 720 mil imóveis com água tratada.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados