Como tirar o certificado ISO 17025


Para conseguir garantir que as obrigações legais estejam sendo cumpridas corretamente e ter qualidade e confiança nos resultados das análises feitas é ideal que as empresas trabalhem em parceria com laboratórios confiados pelo CGCRE e, desta forma, estar apto para obter a NBR ISSO/IEC 17025.

Qualquer laboratório que deseja ter a acreditação precisa possuir um sistema de gestão descrito em um Manual da Qualidade e, este, deve ser implementado, ou seja, o primeiro passo para a acreditação é solicitá-la. Após feito e implementado do sistema de gestão, basta solicitar a acreditação no CGCRE, preenchendo o formulário FOR-CGCRE-012 e juntando toda a documentação necessária para análise. Depois, o INMETRO avaliará o processo e formará uma equipe para avaliação.

Feito isso, acontece a análise da documentação pela equipe avaliadora do CGCRE e, caso esteja tudo correto, o processo avança para a avaliação técnica e se faltar algum documento ele é solicitado neste momento. Na avaliação inicial a equipe definida vai ao laboratório para uma visita técnica, onde fazem uma avaliação da implementação dos processos de gestão de qualidade até a capacidade técnica do local para fazer os serviços que necessitam da acreditação da NBR-ISSO/IEC 17025. Depois de feita a análise, é concedida ou não a acreditação pelo CGCRE, sendo que a decisão final vem após a empresa ajustar alguma pendência, caso tenha.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados