Antes de viajar, verifique as opções que terá para suas roupas em seu destino, como lavanderia no hotel, os serviços desta lavanderia e os preços oferecidos. Feito isso, priorize sua hospedagem em um local que lhe atenderá quanto a lavanderia, principalmente, se você estiver viajando com crianças, que sujam suas roupas o tempo todo. No momento de arrumar sua bagagem, de preferência às roupas com fibras naturais, que secam rapidamente, como a microfibra e poliéster com elastano, por exemplo. As roupas de algodão e lã devem ser evitadas, já que demoram muito para secar.
Durante a viagem não se esqueça de separar as roupas sujas das limpas, colocando todas as peças que estão sujas em uma sacola e, caso pingue algum tipo de líquido na roupa e a manche, remova esta mancha o quanto antes, para que não fixe no tecido. Pois quanto mais tempo demorar para tirar, mais a mancha demorará a sair. O ideal é que você faça um pré-tratamento com sabão líquido e água no local manchado e, depois, lave a peça para retirar totalmente esta mancha e, desta forma, você poderá usar a roupa novamente durante a viagem.
EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados