Como manter a qualidade da água mesmo com as mudanças climáticas?


Já foram realizadas muitas pesquisas para entender a relação das mudanças climáticas do mundo com os nutrientes que a água doce contém. Estes estudos possibilitam que sejam prevenidos problemas com o abastecimento deste recurso e com a saúde dos animais que dele dependem, já que a água de rios e lagos possuem nutrientes ligados ao controle da eflorescência de cianobactéria.

A eflorescência de cianobactéria pode ser perigosa para o meio ambiente, para os humanos e para os animais, pois pode ser tóxica. Portanto, o ideal é descobrir o que mantem essa eflorescência e como preveni-la e controla-la. Geralmente, a proliferação destas bactérias acontece em águas quentes e calmas. Então, como não podemos impedir o aquecimento global, precisamos diminuir a quantidade de nutrientes dos reservatórios e fontes de água, porém, de forma que não prejudique quem consome esta água, como aconteceria, por exemplo, aumentando a quantidade de cloro no tratamento do recurso.

Trabalhar para conscientizar os mais jovens é essencial para manter a qualidade da água, já que, nos estudos realizados anteriormente, foi possível perceber que as ações de 30 anos atrás aumentaram a quantidade de nutrientes na água. Com a conscientização dos jovens, eles podem tomar atitudes que não impactem no meio ambiente, tanto no presente quanto no futuro, ajudando a manter a qualidade deste recurso tão necessário para a vida.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados