Como funciona o novo processo eletrônico CETESB e-ambiente


Entre os meses de junho e agosto de 2017 a CETESB inaugurou o novo processo eletrônico chamado e-ambiente, o qual serve para processar e fazer a gestão de documentos. Este é um portal que é a extensão do PLA e visa fazer seus processos com mais velocidade, praticidade e colaborando com o meio ambiente, já que diminuirá a emissão de papel até cessar totalmente este uso para movimentar os documentos ambientais.

Desde junho, quando começou o novo sistema, as agências que possuem alguma ligação com a CETESB se adequaram ao novo processo e não aceitam mais requisições em papel, sendo necessário fazer todo o trâmite de forma digital através dos sites PLA e do e-ambiente. Um exemplo das requisições que só são aceitas de forma digital é o CADRI, documento emitido pela CETESB e que permite o encaminhamento dos resíduos aos locais de processamento.

Para requisitar o CADRI, por exemplo, neste novo processo, a pessoa deverá se cadastrar no PLA, acessar “Movimentação de Resíduos”, depois “Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental – CADRI”, preencher as informações necessárias e enviar. Feito isso será emitido um boleto para a empresa pagar e poder acessar o portal e-ambiente. Depois de pago, será enviado um e-mail informando o link para o acesso ao novo sistema, indicando as pendências, caso haja, e os documentos necessários para envio no portal indicado.

Depois de resolvidas as pendências e enviados os documentos, clique em “salvar e enviar” que o processo será finalizado. O qual será analisado por um agente público e, caso esteja tudo correto, será enviado um e-mail pela CETESB com o documento já emitido. Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade ao utilizar o e-ambiente, entre em contato com a CETESB pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3133-3900.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados