Como detectar vazamentos em casa?


Um dos maiores problemas que atrapalha o consumo consciente é o vazamento de água, já que assim podem ser desperdiçados inúmeros litros deste recurso. Por isso, veja abaixo como identificar estes vazamentos em casa:

É importante que os vazamentos sejam identificados o quanto antes, para diminuir a quantidade de água desperdiçada. Então, para descobrir se há vazamentos em sua residência, sempre verifique se a torneira continua gotejando depois de fechada. Caso esteja, será preciso vedar a peça para acabar com o vazamento.

Para verificar se há vazamento no vaso sanitário, jogue pó de café na água do vaso, caso o item permaneça parado no fundo, significa que não existe vazamentos, porém, se o produto se movimentar, deve haver algum dano na válvula ou na caixa de descarga.

Para detectar vazamentos nos canos que são alimentados pela companhia de saneamento básico do seu estado, feche o registro geral da casa, abra a torneira e deixe um copo de água sob a boca desta torneira, caso aconteça a sucção da água é porque há problemas no cano. Para descobrir vazamentos na caixa d’água, feche todas as torneiras, desligue todos os equipamentos que utilizam água e não utilize o vaso sanitário, além de fechar a torneira de boia da caixa, para não entrar mais água. Feito isso, marque o volume de água que tem no recipiente e veja se uma hora depois o volume baixou. Se a quantidade estiver mais baixa é porque há algum vazamento.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados