São 16 cidades no Brasil que são consideradas modelos em saneamento básico no país, sendo, o primeiro lugar da lista, o município de Maringá, no Estado do Paraná, o qual trata 94% de todo o esgoto produzido no local. O tratamento de esgoto tem como média no país a quantidade de 39%, porém, as cidades selecionadas possuem uma média de 76,1% de esgoto tratado.
Já quanto à coleta de esgoto, a média obtida nestas cidades modelos é de 95,11% e, em todo o Brasil, a média é de 48,6%. Entretanto, cidades como Franca e Limeira, no Estado de São Paulo, e Belo Horizonte, em Minas Gerais, já conseguem coletar 100% de todo o esgoto gerado nas localidades. Campinas também é uma das 16 cidades modelos em saneamento no Brasil, já que diminuiu as perdas na distribuição de água em 15%, enquanto no Amapá o desperdício chega a 76% e a média de todo o país é de 37%. Esta alta quantidade de perda acontece por fraudes que ocorrem no sistema, vazamentos e leitura errada dos hidrômetros.
Estas porcentagens foram informadas pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. E, pela alta quantidade de tratamento, coleta e por diminuir as perdas no abastecimento, estas 16 cidades receberam prêmios em um seminário feito pelo Instituto Trata Brasil.
EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados