Cidades do Brasil com os melhores índices de saneamento


Você sabe quais são as cidades brasileiras que possuem os melhores índices de saneamento básico do país? Caso não saiba, veja abaixo quais são estes municípios:

São 16 cidades no Brasil que são consideradas modelos em saneamento básico no país, sendo, o primeiro lugar da lista, o município de Maringá, no Estado do Paraná, o qual trata 94% de todo o esgoto produzido no local. O tratamento de esgoto tem como média no país a quantidade de 39%, porém, as cidades selecionadas possuem uma média de 76,1% de esgoto tratado.

Já quanto à coleta de esgoto, a média obtida nestas cidades modelos é de 95,11% e, em todo o Brasil, a média é de 48,6%. Entretanto, cidades como Franca e Limeira, no Estado de São Paulo, e Belo Horizonte, em Minas Gerais, já conseguem coletar 100% de todo o esgoto gerado nas localidades. Campinas também é uma das 16 cidades modelos em saneamento no Brasil, já que diminuiu as perdas na distribuição de água em 15%, enquanto no Amapá o desperdício chega a 76% e a média de todo o país é de 37%. Esta alta quantidade de perda acontece por fraudes que ocorrem no sistema, vazamentos e leitura errada dos hidrômetros.

Estas porcentagens foram informadas pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. E, pela alta quantidade de tratamento, coleta e por diminuir as perdas no abastecimento, estas 16 cidades receberam prêmios em um seminário feito pelo Instituto Trata Brasil.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados