Vários hábitos do nosso dia-a-dia podem ser evitados ou mudados para termos um consumo consciente de água e evitar mais crises da falta deste recurso tão importante para a vida. Algumas destas atitudes são: lavar a calçada ou piso com mangueira, já que somente em 30 minutos esta ação pode gastar 500 litros de água; tomar banhos mais longos do que 5 minutos de duração e fechar a torneira enquanto faz a barba.
Outros costumes comuns que devem ser mudados são: deixar a torneira ligada enquanto escova os dentes, o que pode causar o desperdício de 15 litros de água; regar o gramado, jardins e hortas à tarde, já que o indicado é regá-los durante o início da manhã ou à noite para evitar a evaporação da água; regar as plantas com mangueira; dar banhos nos cachorros toda semana; lavar roupas quando há poucas peças sujas; lavar o carro com mangueira, já que a opção à seco é a melhor; e utilizar mais de um copo para tomar água durante o dia, já que ele pode ser reutilizado, evitando que tenha que lavar mais copos.
EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados