Árvores mais altas podem morrer de sede por causa da seca


Segundo estudos, caso as secas sejam mais frequentes nas florestas tropicais, as árvores mais altas poderão morrer de sede, o que faria com que as florestas tivessem apenas as árvores pequenas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Edinburgh, no Reino Unido, a falta de água nas florestas tropicais pode causar danos no sistema de transporte das plantas, o qual conduz a água localizada no solo para as folhas das árvores. Desta forma, aumenta a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, por causa da decomposição das árvores mortas que secam pela falta de água.

Um estudo que durou 13 anos comprovou a causa das árvores morrerem quando acontecem as estiagens severas: as bolhas de ar entram na seiva, o que quebra as colunas de H2O no interior dos tecidos que transportam a água e os nutrientes, ou seja, os xilemas. Assim, as árvores mais altas são as que sofrem as consequências e secam neste processo, porque estão mais suscetíveis à este acontecimento.

Este resultado foi obtido com os pesquisadores cuidando e analisando, por mais de dez anos, o crescimento, os níveis de açúcar e o desempenho do transporte de água das árvores. Segundo Lucy Rowland, a primeira autora deste estudo, as florestas tropicais têm influência no clima regional, portanto, é necessário entender o que acontece à elas, com as mudanças, para que os impactos ambientais possam ser previstos.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados