Água que abastece Salvador não vem da própria cidade


Grande parte da água que a cidade de Salvador utiliza não é proveniente da capital da Bahia, mas sim, de fora do perímetro do município. Abaixo veremos de onde vem a água que abastece Salvador, no estado da Bahia.

Uma das barragens que abastece Salvador é a chamada Pedra do Cavalo, a qual é localizada na bacia hidrográfica do Rio Paraguaçu. Desta barragem é coletada uma parte da água bruta que é enviada para a ETA Principal (Estação de Tratamento Principal), situada em Candeias. O trajeto é percorrido através de uma adutora e possui 120 quilômetros.

Outra barragem que fornece água para a ETA Principal é a Joanes II, localizada na bacia hidrográfica do Rio Joanes, onde também ficam as barragens Joanes I e a Ipitanga I. Porém, a água retirada das duas últimas barragens citadas é tratada nas seguintes estações: Teodoro Sampaio e Vieira Melo, localizadas em Salvador. Além das ETAs do Cobre, que cuida da água proveniente do Rio do Cobre, e da Suburbana, que trata o recurso da barragem Ipitanga II.

Além do SIAA, Sistema Integrado de Abastecimento de Água, de Salvador fornecer água para a capital da Bahia, ele também atende aos seguintes municípios: Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Santo Amaro e Saubara. Este Sistema é responsabilidade da Embasa, Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados