OMS afirma que há microplásticos na água potável


A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um relatório onde afirmou que os microplásticos estão presentes na água potável e também recomendou diminuir a poluição e ampliar a pesquisa científica sobre microplásticos no corpo humano.

Um tema que está sendo bastante discutido no momento é sobre os microplásticos existentes na água e sobre seu impacto no corpo humano. Há alguns meses, a OMS publicou um relatório sobre o assunto, no qual a Organização afirmou que só será possível diminuir este problema com a redução da poluição e o tratamento adequado da água.

Microplásticos são resíduos pequenos originados de produtos plásticos, alguns podem até ser invisíveis a olho nu, de tão pequenos que são, porém, este é um dos principais poluentes da água. De acordo com a OMS, o corpo humano não absorve as partículas com tamanhos maiores, conseguindo eliminá-las de forma natural.

Segundo a OMS, há microplásticos na água potável, o que pode oferecer riscos à saúde das pessoas e, por isso, deve ocorrer mais estudos sobre o tema. Entretanto, até o momento, os perigos que os microplásticos representam para os humanos que os ingerem são: perigo físico, já que há um corpo estranho no corpo humano; perigo químico, pois os plásticos possuem elementos químicos que podem ser tóxicos; e o perigo biológico, já que o material pode acumular micro-organismos que oferecem riscos ao ser humano.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados