Inmetro avaliará lavagem e gasto de água das máquinas de lavar roupas


O Inmetro terá um novo selo de eficiência para as máquinas de lavar roupas, as quais deverão ter nota máxima em quatro quesitos para conseguir a classificação A.

A partir de abril de 2020 começará a valer a obrigatoriedade da nova etiqueta do Inmetro para as máquinas de lavar, porém, ainda neste ano algumas lava-roupas já devem apresentar o novo selo. Com esta nova etiqueta, só a eficiência no gasto de energia elétrica não garantirá a classificação A das máquinas de lavar, pois, agora, serão avaliados fatores como, por exemplo, o consumo de água, a centrifugação e o desempenho da lavagem. Quem faz esta avaliação é o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro.

Esta nova medida foi necessária porque, hoje em dia, a diferença entre o consumo de energia das máquinas de lavar roupas é mínima, entretanto, quando avaliado o gasto de água nas lavagens, é possível verificar uma diferença de mais de 83 litros do líquido entre o ciclo de lavagem de uma máquina econômica e uma menos eficiente.

A nova etiqueta das máquinas de lavar roupas é a pioneira em fazer uma avaliação global, a qual também é parâmetro para as máquinas chamadas popularmente de “tanquinho”, ou seja, as semiautomáticas. Porém, neste modelo, não há centrifugação e, por isso, este item não é avaliado.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados