Evite a água na garrafa


É muito comum as pessoas comprarem água engarrafada quando estão na rua e sentem sede, porém, esta é uma prática que gera muito lixo desnecessário, já que a garrafa plástica acaba sempre sendo descartada.

Comprar água engarrafada, jogar a garrafa fora e repetir esta ação sempre que sente sede na rua é, infelizmente, uma atitude comum e irresponsável, já que isso é muito prejudicial ao meio ambiente. Portanto, o ideal é carregar com você uma garrafinha squeeze sempre, porém, algumas pessoas podem não gostar de usar este tipo de garrafa durante a refeição. Foi por isso que a ONG Igtiba criou um movimento a alguns anos, o qual se chama Água na Jarra.

A ideia principal da ONG é que as pessoas troquem as garrafas pela água tratada e filtrada dos restaurantes. Para isso, os estabelecimentos devem utilizar um purificador de água especial, o qual proporciona o recurso com e sem gás e natural ou gelada. Desta forma, também é possível que os lugares ofereçam a água de graça ou com um valor menor do que a água engarrafada. Porém, para esta medida dar certo, é necessário que as pessoas pensem diferente, assim como ocorre nos EUA, onde os estabelecimentos oferecem água filtrada no copo, a qual é dada como cortesia.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados