Curiosidades sobre o rio mais poluído do Brasil: o Rio Tietê


O Rio Tietê, localizado em São Paulo e que atravessa quase todo o estado, é o rio mais poluído do Brasil. Veja abaixo algumas curiosidades e informações deste rio.

O Rio Tietê percorre mais de mil quilômetros do estado de São Paulo, passando por 73 cidades paulistas, sua nascente fica em Salesópolis, cidade à 109 quilômetros da capital, e ainda é cristalina, ao contrário da situação do restante do rio. Até o início do século 20 muitas pessoas se banhavam no Rio Tietê, pois ele era limpo e considerado um local de lazer, e também era possível fazer piqueniques nas margens do rio.

No ano de 1920 o Rio Tietê começou a ficar poluído, depois de construírem a represa de Guarapiranga. Outro fator que contribuiu para a piora do Tietê foi o rápido e desordenado crescimento da cidade de São Paulo, já que o tratamento do esgoto não atendia à demanda de habitantes e das indústrias. A situação do Rio Tietê ainda conseguiu piorar após a construção da Marginal, no ano de 1957.

Infelizmente, nenhum dos inúmeros e diferentes projetos para despoluir o rio obteve sucesso. O Projeto Tietê, que teve início em 1992, tem como meta universalizar o tratamento de esgoto no rio até o ano de 2020. Há pontos do Tietê despoluídos, como a nascente, por exemplo, porém, atualmente, são, pelo menos, 100 quilômetros do Tietê poluídos em todo o estado.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados