Como tirar manchas de produtos para artesanato


Quem faz artesanato sabe que é muito fácil acabarmos manchando a roupa que estamos utilizando no momento de fazer trabalhos manuais, no qual é utilizado tinta, cola, além de muitos outros produtos que mancham. Ou mesmo quem tem crianças, que adoram uma brincadeira com estes artigos, por isso, ensinaremos abaixo como tirar estes tipos de manchas.

Se a mancha for de tinta, você precisará raspar a parte que estiver seca e diluir a tinta enxaguando a peça na água fria. Feito isso, aplique uma pequena quantidade de sabão líquido somente nas manchas, esfregando delicadamente, e lave a roupa como de costume, se utilizar um sabão para remoção de manchas a lavagem será mais eficaz.

Para remover manchas de cola ou algo grudento, escove a parte manchada que está seca para tirar o excesso, molhe a peça com água fria, diluindo o que restou da cola e, depois, lave a peça com água morna. Manchas de marcadores devem ser colocadas para baixo, encima de toalhas de papel limpas, para que você possa esfregar com uma esponja um pouco de álcool atrás da mancha e, depois, na própria mancha. O papel toalha irá absorvendo as manchas, caso precise, troque-os durante o processo. Enxágue e, se ainda restarem manchas, faça o pré-tratamento com sabão líquido e água, deixando as peças de molho por 20 minutos. Feito isso, lave a roupa normalmente.

Manchas de massa de modelar devem ser escovadas quando estiverem secas, depois, misture, em um balde, água fria com sabão líquido e deixe a roupa de molho por meia hora e, após, lave a peça com água morna. Já para manchas de giz de cera, será necessário usar uma faca para raspar a área manchada, faça com cuidado para não danificar o tecido. Após isso, deixe a mancha sobre alguns papéis toalha e passe o ferro morno, isso fará com que a mancha seja transferida para o papel. Depois, basta fazer um pré-tratamento deixando a roupa de molho por 20 minutos, e lavar a peça com água morna.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados