Como economizar água usando a máquina de lavar roupas?


A máquina de lavar roupas é uma das grandes vilãs do consumo consciente, já que, se a pessoa não a utilizar da maneira correta, o consumo de água pode ser muito alto e desnecessário.

Uma máquina de lavar roupas com capacidade para 5 quilos gasta, aproximadamente, 135 litros por lavagem, o que ultrapassa a quantidade diária do recurso recomendada pela ONU, Organizações das Nações Unidas, para todas as atividades diárias: 110 litros.

Desta forma, para economizar água utilizando este eletrodoméstico, só o utilize quando tiver a capacidade máxima da máquina, já que o gasto de energia e de água será o mesmo para qualquer quantidade de roupas. Caso você ainda não tenha uma máquina de lavar roupas, mas quer adquirir uma, dê preferência por modelos que economizam água e que tenham tecnologias que ajudem na economia do recurso, como um sistema de reaproveitamento, por exemplo.

Alguns modelos de máquinas de lavar roupas também possuem lavagem diferenciada que, ao invés de enxaguar todo o compartimento, há jatos direcionados para as roupas, o que permite uma economia de 50% de água. Quanto à abertura da máquina, opte pela abertura frontal, já que este modelo consome menos água do que a máquina com abertura na parte superior.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados