Em locais onde a temperatura é muito alta na maioria dos dias, como, por exemplo, no norte, nordeste e centro-oeste do país, pode ocorrer a evaporação da água da piscina e, assim, diminuir o nível da água. Quando não é este o caso e o nível da água está baixando, provavelmente, há um vazamento, o que causa um grande desperdício de água. Segundo o site Water, use it wisely, uma média de 30% das piscinas possui algum vazamento.
O principal motivo do desperdício é que a maioria das piscinas, atualmente, possui uma válvula que a reabastece de forma automática, fazendo com que não seja percebida a vazão da água. Alguns fatores que causam o desperdício da água são: buracos, fissuras e selos inadequados que são fixados em volta dos encaixes do encanamento. Para verificar se sua piscina está com algum tipo de vazamento, faça os seguintes procedimentos:
Primeiro, caso sua piscina tenha a válvula de reabastecimento automático, deixe-a desligada por um período; coloque um balde, com algum peso dentro, no primeiro degrau da estrutura e encha-o até o nível da água na piscina, marcando este nivelamento também na parte externa do balde; deixe este balde por 3 dias no mesmo local e, depois destes dias, caso o nível da água da piscina esteja mais baixo do que o marcado no balde, significa que deve ter algum vazamento na estrutura ou no sistema de encanamento, assim, o ideal é que seja chamado um especialista para resolver o problema.
EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados