O que podemos aprender com a agricultura urbana da China?


A China tem 20% de toda a população do mundo e, somente, 10% de todo o seu território é apto para cultivar alimentos, já que o restante do país é muito poluído. Porém, de qualquer forma, a China desenvolveu sistemas de agricultura urbana muito eficientes.

Um exemplo de cidade que mostra muita eficiência na questão agrícola da China é Shangai, a qual, de acordo com dados da WWF, conseguiu preservar e aumentar a zona agrícola à sua volta, além de reaproveitar 80% dos materiais orgânicos que são descartados, utilizando-os como composto para produzir mais de 50% dos vegetais da cidade, além de ter a maior usina de biogás de todo o país, a qual distribui energia gerada em um aterro sanitário para 100 mil residências.

Quanto à geração de alimentos, a maioria das cidades do país é autossuficiente, sendo que muitos itens são cultivados há 10 quilômetros de onde são vendidos. Entretanto, como a população chinesa cresce muito rápido, a agricultura acaba sofrendo alguns impactos. Por isso, no começo do ano 2000 o governo chinês aumentou os esforços para garantir a preservação da força agrícola local, incrementando os investimentos da área. Assim, as práticas de cultivo e o maquinário tiveram modernizações e o número de lavouras cresce cada vez mais. Portanto, esta forma com que a China trata a agricultura pode servir de incentivo e orientação para os demais países, para, assim, diminuir os problemas que o crescimento urbano causa e aumentar a produção de alimentos.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados