Para evitar prejudicar o meio ambiente e maiores transtornos, a população deve aprender a utilizar o esgoto da forma correta, seguindo dicas como, por exemplo, não jogar plásticos, panos, madeiras, comidas, papeis, absorventes, fraldas, cigarros, cabelos e etc. na tubulação, pois estes itens podem se acumular na rede e entupir o fluxo dos canos, o que terá como resultado vazamentos nas ruas e, também, a possibilidade da água suja voltar para a propriedade.
Outras atitudes que devem ser tomadas para usar o esgoto corretamente são: não jogar óleo de cozinha usado no ralo, já que ele pode criar crostas na tubulação; ter em sua casa uma caixa de gordura, a qual necessita de limpeza frequente; jogar no esgoto somente água do tanque, banho, descarga, pias, máquina de lavar roupas, lavatórios, mangueira e qualquer item que saia apenas água suja; e, se você presenciar algum vandalismo nas tubulações, denunciar aos órgãos responsáveis, pois esta atitude é crime ambiental.
EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados