Todos os dias, cada vez mais, a população do mundo polui os rios e oceanos, despejando toneladas de lixos sólidos, o que, além de afetar a vida marinha, ainda envenena os humanos, sendo afetadas, principalmente, as crianças. O relatório divulgado pela Unep mostrou que estas águas poluídas pela própria população mundial causam a morte de mais pessoas do que todos os tipos de violência existentes, inclusive de guerras.
O documento apresentado se chama Água Doente e revela algumas medidas urgentes que devem ser tomadas por todos para melhorar esta situação, já que, todo ano, morrem, em média, 2 milhões de crianças menores de 5 anos de idade, mais os jovens e adultos, por causa da poluição existente na água. Para isso, algumas atitudes recomendadas pelo estudo é fazer a reciclagem da água, projetos para o tratamento de esgoto, proteger as áreas com terras úmidas, que processam naturalmente o esgoto, e utilizar os dejetos dos animais como fertilizantes.
Desta forma, seria possível diminuir as duas bilhões de toneladas de lixos jogadas nas águas de todo o mundo por ano, pois em sua maioria, estes resíduos são provenientes de animais, indústrias, compostos de esgotos e pesticidas agrícolas dos países em desenvolvimento, que possuem falhas de infraestrutura e tratamentos e sistemas hídricos insuficientes.
EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados