Segundo Edivan, que, na época, era estudante da Escola Estadual Professora Ernestina Pereira Maia, localizada no município de Moju, no Pará, a água pode ser purificada através do carvão ativado extraído do caroço do açaí, fruto muito consumido no Brasil. Com este projeto, o estudante ficou em primeiro lugar no Prêmio Jovem Cientista, na categoria Ensino Médio, no ano de 2013.
O objetivo de Edivan, ao fazer este experimento, era achar uma solução viável, de baixo custo e sustentável para solucionar este problema tão frequente nas regiões periféricas e ribeirinhas de sua cidade. Pois, de acordo com sua pesquisa, 40% da população bebia água direto da torneira e 64% acabavam desenvolvendo doenças por isso, pelo consumo da água não tratada.
O estudante teve a supervisão do professor de química e física Valdemar Carneiro Rodrigues Junior para pesquisar o açaí, fruto que possui um caroço no qual foi encontrado carbono, componente que é orgânico. Assim, com um processo químico usado para ativar este carbono, foi realizado um teste em filtro simples, comprovando que este material limpa a água, já que o recurso saía do recipiente próprio para consumo.
EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados