Sistema de chuveiro contra desperdício de água é desenvolvido por estudantes no Brasil


Dois estudantes do ensino médio da cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, criaram um protótipo de um sistema de sensores de temperatura que libera água do chuveiro a gás apenas quando a água já está quente, o que faz com que a água inicial que seria descartada possa ser reutilizada.

Os estudantes que criaram o sistema de chuveiro a gás tinham o objetivo de incentivar o consumo consciente da água, mostrando uma forma de evitar o desperdício. Para isso, no sistema desenvolvido, toda a água fria inicial que sairia do chuveiro a gás, vai para outro reservatório, possibilitando que seja utilizada para outra necessidade ao invés de ser desperdiçada.

Os criadores deste projeto são estudantes do primeiro ano do Ensino Médio e se chamam Mateus Pizzato Fagundes e Paulo Guilherme Araujo dos Santos Giffhorn. Segundo os estudantes, a ideia partiu de uma reportagem assistida pelos dois, a qual relatava sobre o sofrimento causado pela escassez de água em vários Estados brasileiros. Para fazer o dispositivo, foram realizadas várias pesquisas com moradores da cidade e visitas a empresas de aquecedores. Este projeto já foi apresentado na Feira de Ciências do Colégio Positivo, em Curitiba, e na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace, em São Paulo.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados