Consequências do descarte de esgoto doméstico no mar


Principalmente no verão é muito comum ter várias praias definidas como impróprias para banho, por causa da poluição existente no mar. Um dos maiores problemas que ocorre nos mares são os próprios cidadãos irresponsáveis que descartam seus lixos nas areias ou na própria água, o que resulta na poluição da região costeira do país, a qual tem uma vida marinha muito vulnerável.

Mês este é apenas um dos problemas existentes que poluem o mar, ainda há o despejo incorreto de esgotos domésticos e industriais, que podem gerar problemas imensos, tanto para o meio ambiente quanto para a população. Segundo o SNIS de 2014, pouco mais de 40% do esgoto é tratado corretamente no Brasil e 70% é coletado, porém, esta porcentagem depende da cidade, pois em algumas áreas de cidades maiores, a quantidade coletada chega a, apenas, 9%, de acordo com estudos da ONG Trata Brasil.

As consequências que os esgotos domésticos não tratados jogados ao mar trazem são muito perigosos para a saúde da vida humana e animal, como, por exemplo: os cheiros que prejudicam a qualidade de vida de todos; as doenças, já que os esgotos aumentam a quantidade de bactérias, vírus e microrganismos nocivos; a eutrofização, ou seja, a decomposição dos compostos orgânicos que desenvolvem algas superficiais que bloqueiam a luz, fazendo com que o nível de oxigênio da água diminua, e o mal à vida marinha, já que os animais podem engolir os lixos existentes no mar e, desta forma, acabar morrendo.

Para que estes problemas não aconteçam, deve ser feita a coleta, o tratamento e o descarte adequado do esgoto doméstico, seguindo as leis vigentes no país. Além da manutenção da rede de esgotos, para evitar vazamentos e desvios.

 





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados