Como saber a quantidade de efluentes gerados por uma empresa?


Calcular o volume de efluentes que as empresas geram é um ato muito importante, já que as indústrias consomem muita quantidade de água em seu processo de produção, o que gera uma alta quantidade de efluentes líquidos que necessitam ser medidos para o controle de volume e custos, além do controle da coleta e tratamento.

Para poder medir a quantidade de efluentes que uma empresa gera, há a opção dos medidores de volume de esgoto, os quais medem, indicam, totalizam e fazem o registro do volume de efluentes líquidos pelo tempo pré-determinado pela empresa, como, por exemplo, uma vez por mês, por trimestre ou por ano. Os medidores de efluentes líquidos mais utilizados atualmente são os ultrassônicos, com uso dos medidores eletromagnéticos e de Calha Parshall. Para aferir o esgoto, os hidrômetros não são indicados, já que a construção do mesmo não suporta o volume de sólidos que existem no resíduo.

A Calha Parshall, citada acima, é um dispositivo que mede a vazão dos líquidos que fluem através da gravidade nos canais abertos, onde podem ter sólidos suspensos. Esta Calha é composta por um vertedor pré-fabricado que possui sensor ultrassônico e um registrador eletrônico. Ela é ajustada para que o escoamento seja uniforme e que não tenha interferência no funcionamento ou registro do processo, como, por exemplo, turbulência, espuma, gordura e material flutuante. Há uma régua no interior do equipamento que mede o nível de líquido existente na Calha Parshall. Este método tem pouca perda de carga, por isso, é muito preciso nas leituras das vazões.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados