O que é Chorume de lixo?


O Chorume de lixo ou Chorume de Aterro Classe 2 é também chamado de líquido percolato de aterro, pois é o líquido que vem da matéria em decomposição existente nos aterros sanitários.

Este líquido tem um alto grau de poluição ao meio ambiente, por isso não pode ficar exposto na natureza, já que contamina o solo, o lençol freático e corpos d’água. O chorume de lixo tem a aparência escura, viscosa e fétida, além de atrair vetores de doenças, como, por exemplo, moscas e roedores.

Para evitar que o chorume tipo 2 contamine o solo, água e, até, os humanos, ele precisa ser tratado de forma adequada. No aterro sanitário este tratamento acontece da seguinte forma: o chorume é separado do material orgânico por drenagem e, assim, segue em direção às lagoas que o armazenarão por um tempo. Depois, ele é transportado até uma Estação de Tratamento de Esgotos e passa pela degradação biológica da carga orgânica e, por fim, a água tratada é jogada nos rios, conforme o artigo 18 do Decreto 8468/76.

Quanto à diferença entre o Chorume de Aterro Classe 1 e o Classe 2, é que no classe 1 há contaminantes físicos e químicos, como, por exemplo, óleos, graxas e metais pesados, que são provenientes dos resíduos que o tipo de aterro recebe.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados