Etapas do processo de compostagem de resíduos


A compostagem de resíduos existe para diminuir a quantidade de lixos que iriam para um aterro, por exemplo, e assim, são reaproveitados. A matéria orgânica existente no lixo em contato com o ar e a água é digerida por microrganismos e, desta forma, se transforma em um composto que melhora a qualidade do solo.

Para fazer a compostagem de resíduos, são necessárias cinco etapas. A primeira é a análise dos resíduos orgânicos, onde é feita uma avaliação dos resíduos focando em como eles foram gerados, nas matérias-primas e insumos e suas características físico-químicas pela cadeia de custódia. Na segunda etapa é feita a disposição dos resíduos nas leiras, seguindo critérios técnicos, para garantir a qualidade do processo. Nas leiras que acontece a aeração dos resíduos, permitindo o desenvolvimento dos microrganismos aeróbicos.

Depois, vem a terceira etapa, quando acontece o desprendimento de calor na fase termofílica, ou seja, diminuem em 40% a umidade da massa em compostagem. A quarta etapa dura, no mínimo, 30 dias e é quando fazem o empilhamento na área de estoque com temperaturas acima de 65º C. para que o composto fique higienizado. Por fim, vem a quinta etapa, que é o momento do peneiramento, onde o composto será homogeneizado, facilitando a aplicação no campo e recuperando o material agregante que foi utilizado. Feito isso, é criado o fertilizante orgânico composto, registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e que pode ser usado por produtores de várias culturas.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados