Como saber se os efluentes industriais estão vazando?


Os efluentes das empresas podem prejudicar muito o meio ambiente e a saúde dos seres humanos, por isso que devem ser tomados muitos cuidados, como a manutenção preventiva, por exemplo, para evitar que haja o vazamento destes efluentes industriais ou que eles sejam detectados logo no início.

Há alguns indícios que a manutenção preventiva pode verificar para descobrir se há vazamentos dos efluentes industriais, como: umidade do solo, crescimento rápido de vegetação, mau cheiro, erupções como pequenos ralos que depois aumentam de tamanho, além da chuva, que pode fazer com que os efluentes transbordem. Neste caso, deve ser instalado um sistema para captar e levar a água da chuva para o sistema de escoamento.

Outras formas e equipamentos para identificar um possível vazamento são os poços de monitoramento, que devem ser usados para resíduos sólidos e colhem amostras de água subterrânea para analisar os índices de contaminação e a qualidade hidrogeológica. A instalação destes poços é feita por uma sondagem manual ou com equipamentos de sondagem.

E ainda há a opção dos medidores de vazão, equipamento utilizado para verificar possíveis vazamentos de efluentes industriais, este equipamento consegue monitorar o fluxo de saída do esgoto ou de resíduos de um lugar. São vários os modelos de medidores de vazão que existem, como: calha Parshall, eletromagnético, eletromagnético e capacitivo, calha Palmer Bowlus, ultrassônico por princípio Doppler e o ultrassônico por tempo e trânsito.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados