São várias as doenças que o esgoto não tratado causa nos humanos e estas doenças vêm dos microorganismos patogênicos com origem entérica, humana ou animal que estão presentes nas águas contaminadas. A Febre Tifóide é uma delas, uma doença infecciosa com sintomas como febre contínua, mal-estar, manchas rosadas, tosse seca, comprometimento dos tecidos linfóides e prisão de ventre. Outra doença causada pela água contaminada é a Febre Paratifóide, uma infecção bacteriana que apresenta febre contínua, manchas róseas e diarreia.
Mais doenças causadas pelo esgoto não tratado são: Shigeloses, infecção bacteriana aguda no intestino grosso; Cólera, uma doença intestinal bacteriana aguda; Hepatite A, que causa febre, mal-estar, náuseas, falta de apetite e dores abdominais; Amebíase, infecção que é causada por um protozoário parasita que atinge o intestino; Giardíase, doença que causa diarreia crônica com cheiro muito forte, fraqueza e cólicas e a Leptospirose, que pode causar apenas sintomas da gripe até complicações renais e hepáticas. Estas são apenas algumas das muitas doenças que a falta de tratamento do esgoto pode trazer à população, por isso, além do governo oferecer saneamento básico para todos, nós, a população, também devemos descartar corretamente os efluentes domésticos e, desta forma, evitar que a população e o meio ambiente sejam prejudicados.
EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados