– INSTALAÇÃO INTERNA
Primeiro você deve fechar o registro do hidrômetro e abrir a torneira, deixando toda a água restante escorrer. Após, encha um copo de água e coloque-o na boca desta mesma torneira. Caso a água seja sugada, significa que há algum vazamento no ramal ligado à rede.
– EM CASA
Feche as torneiras e não utilize as descargas. Depois, feche também o registro do hidrômetro e marque o nível da água na caixa d’água. Espere 1 hora e confira o nível, caso tenha baixado, significa que há vazamento em algum cano ou sanitário do imóvel.
– VÁLVULA OU CAIXA DE DESCARGA
Para verificar á válvula ou caixa de descarga é bem simples, basta jogar pó de café no vaso sanitário. Caso o pó derreta ou, simplesmente, desapareça é porque há algum vazamento nestes itens.
– ENTRE O HIDRÔMETRO E A CISTERNA / CAIXA D’AGUA
Levante a bóia para que não entre água da cisterna ou da caixa. Feito isso, caso o ponteiro do hidrômetro continue girando, há vazamento.
– CISTERNA
Certifique-se que a bomba esteja desligada e mantenha a bóia levantada. Após um tempo, veja o nível de água da cisterna. Caso tenha baixado o nível de água, é sinal que tem vazamento e pode ter sido causado por rachaduras na cisterna.
Depois de aprender estas formas de descobrir vazamentos, teste-os e conserte o que for necessário. Assim, sua conta virá mais baixa, você estará evitando desperdícios e ainda colaborando com o meio ambiente.
EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados