– Uma torneira pingando pode gastar 45 litros de água em um dia. Então, verifique se não há vazamentos em sua casa e sempre feche bem a torneira.
– Para agilizar o ato de lavar louças, deixe os talheres e pratos de molho antes de lavá-los. Também descarte no lixo todo o resto de comida das louças com uma escova ou esponja.
– Para molhar suas plantas, reaproveite a água da chuva. Nos horários mais quentes as plantas absorvem mais água, então, deixe para regá-las pela manhã ou noite.
– Quando for escovar os dentes ou fazer a barba, abra a torneira somente no momento que for necessário pois, a cada 5 minutos que uma torneira fica aberta, são desperdiçados 80 litros de água.
– Para limpar quintal, calçada e pátio, utilize somente uma vassoura e não mangueira. Mas, se for imprescindível lavar, reutilize a água da chuva ou da maquina de lavar. Aproximadamente 560 litros de água são gastos com uma mangueira aberta por 30 minutos.
– Vazamentos podem ser detectados apenas aprendendo a ler o hidrômetro, verificando se o consumo está regular.
– Um chuveiro aberto por 15 minutos gasta 135 litros de água. Evite o desperdício tomando banhos de 5 minutos, não tome banhos demorados.
EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados