Caso você seja um cliente da empresa de energia elétrica e gás, é possível realizar o procedimento de maneira prática e gratuita por meio de uma área dedicada no site.
Como proceder para solicitar a segunda via da Enel
Para requisitar a segunda via de uma fatura da Enel, é imprescindível ter um cadastro no site da empresa (enel.com.br). Caso já possua uma conta registrada, basta seguir o passo a passo descrito abaixo:
– Acesse o site da Enel (enel.com.br);
– Selecione o seu estado;
– Clique no ícone de usuário, localizado no canto superior direito;
– Escolha a opção “Segunda via de conta” e clique em “Avançar”;
– Informe o seu CPF e número de cliente;
– Complete o processo tocando em “Sou humano” e em seguida “Próximo”;
– Selecione um método para receber o código de segurança e clique em “Enviar”;
– Insira o código de segurança recebido e clique em “Enviar”;
– Acesse a seção “Minha conta”, no menu lateral esquerdo;
– Clique no quadro “Contas e pagamentos”;
– Baixe a fatura desejada clicando em “Baixar conta”.
Ao acessar o histórico de contas, o site da Enel oferece diversas opções para obter o código da segunda via. É possível escolher entre:
– Salvar em PDF;
– Obter o código de barras;
– Receber por e-mail;
– Imprimir.
No entanto, é importante observar que só é possível agrupar contas que estejam na mesma situação de pagamento. Por exemplo, não é viável solicitar uma ou mais segundas vias de contas já pagas se houver um talão com pendência de pagamento no meio delas.
EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados