Ler um livro com dicas sobre a purificação da água e, depois, poder utilizar as folhas para filtrar o recurso, tornando-o potável, é possível há alguns anos, desde que foi criado e lançado o Livro Potável, o qual serve como um manual do saneamento. Porém, além de informar, este produto é composto por um papel diferente, que é revestido com nanopartículas de prata. Criado pela Universidade da Virgínia e pela McGill University, este papel pode reter os poluentes e outros elementos que causam doenças.
A tinta utilizada neste livro é comestível, portanto, a filtragem realizada por suas páginas é 100% saudável. Para filtrar a água, a pessoa precisa destacar a página e colocá-la no recipiente que é oferecido junto com o livro. Depois, basta despejar a água na folha. Assim, o líquido será filtrado, se tornando potável. Esta invenção foi distribuída pela Water is Life para as comunidades sem acesso à água limpa.
Cada Livro Potável possui 24 paginas, cada uma delas com dois filtros, sendo que cada filtro pode ser utilizado por 30 dias. Desta forma, todas as famílias que receberam o produto podem ter acesso à água potável por um período de quatro anos.
EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados