Como captar e aproveitar a água da chuva em sua residência


Captar a água da chuva é uma forma inteligente, barata e simples para colaborar com o meio ambiente.

Apesar de não podermos usá-la para cozinhar ou beber, a chuva fornece água doce que pode ser utilizada para muitas finalidades, como os gastos que são 50% do consumo das cidades, são estes: regar plantas, limpar pisos, calçadas e quintal e lavar carros. Também podemos aproveitar para dar descargas e lavar roupas.

Para que isto se torne viável, é necessário um sistema para captar, filtrar e armazenar a água da chuva. Instalando um conjunto de calhas no telhado, este pode direcionar a água para um recipiente com filtro (para retirar folhas e qualquer outro detrito), o qual irá filtrá-la e armazená-la. Também precisará de uma bomba, para que faça o trabalho de transportar a água para uma caixa d’água (que não seja de água potável).

Como não é indicado misturar a água potável com a da chuva, você precisará alterar os encanamentos e, assim, criar um sistema paralelo à tubulação da água potável. Já existem empresas que oferecem todo este serviço e podem ser feitos tanto em casas e prédios já construídos como em obras. Se deseja colocar em um prédio já construído, este sistema será para as áreas comuns, pois o valor fica muito elevado para o uso individual de cada apartamento.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados