Dicas básicas para economizar água em casa


Estas dicas devem ser aplicadas durante todo o ano e por todos para, assim, garantirmos continuar tendo água suficiente no mundo. Veja abaixo como colaborar e ter um consumo consciente da água:

– Banho: não deixe o chuveiro aberto durante todo o período do banho, use a água apenas para molhar e depois para retirar sabonete e shampoo/condicionador. Somente com esta prática, o consumo cai de 180 litros para 48 litros de água.

– Escovar dentes: utilize um copo com água para enxaguar a boca quando necessário. Desta forma você economiza 3 litros de água.

– Descarga: não jogue lixos no vaso sanitário e sempre verifique se a válvula está com algum defeito. Dê a descarga somente uma vez.

– Torneira: Sempre preste muita atenção se você fechou a torneira direito e só a abra quando for necessário. A torneira aberta desperdiça de 12 a 20 litros por minuto. Se estiver só pingando, gasta 1.380 litros por mês.

– Encanamento: sempre verifique se o seu encanamento está funcionando corretamente, pois um pequeno furo de 2mm pode resultar no desperdício de 3 caixas d’água de mil litros.

– Caixa d’água: Mantenha sempre sua caixa limpa, tampada e nunca a deixe transbordar.

– Lavar louças: nunca utilize a torneira aberta durante toda a lavagem, apenas use a água para molhar a louça e depois para retirar o sabão.

– Lavar roupas: Espere ter roupas suficientes para encher uma máquina. Em cada lavagem são gastos 40 litros de água.
– Regar plantas: use mangueiras com dispositivo de trava ou regador e, no inverno, aproveite para regar dia sim, dia não, pela manhã ou noite.

– Lavar carros: Lave seu carro mensalmente e evite utilizar mangueira para este ato, com ela, você gastará 600 litros de água. Você pode utilizar um balde de 10 litros e também a água da máquina de lavar louças.

– Limpar calçada: para limpar calçadas e quintal, utilize apenas uma vassoura. Caso, realmente, precise lavá-la, reaproveite a água de descarte da máquina de lavar.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados