Sistema de irrigação que utiliza pouca água


Desde o ano de 2011, é utilizado nas plantações de Mandacaru, no estado da Bahia, um sistema de irrigação que utiliza pouca água. Veja abaixo mais informações:

Alguns engenheiros agrônomos criaram uma tecnologia que pode diminuir o consumo de água na lavoura, com o objetivo de preservar o recurso, que é escasso no semiárido do Brasil. Esta tecnologia é chamada de irrigação localizada e é utilizada desde 2011 em Mandacaru, na Bahia.

O sistema de irrigação é o tradicional, porém, há a diferença na instalação de um reservatório e de uma bomba que pressuriza a água e, desta forma, o recurso sai por alguns pequenos orifícios, atingindo de forma específica o sistema radicular das plantas. O processo tradicional utiliza a gravidade e, assim, acaba gastando mais água do que o necessário.

Utilizando este tipo de sistema de irrigação, pode acontecer uma economia de 95% de água e de 36% de energia elétrica, o que ajuda a aumentar a produção na região, segundo dados divulgados pelo distrito. Logo nos primeiros anos de uso do novo sistema, o Ministério da Integração aprovou a tecnologia de irrigação localizada e liberou os valores necessários para implantar o modelo nas cidades de Bebedouro, em Pernambuco, e Tourão, Curaçá e Maniçoba, na Bahia.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados