Qual tipo de piscina é mais sustentável?


Um estudo realizado pela Fundação Espaço ECO® fez uma comparação dos modelos de piscinas existentes no mercado, para chegar à conclusão de qual tipo é mais sustentável.

As piscinas são ótimas soluções para as pessoas se refrescarem no calor, porém, elas podem prejudicar o meio ambiente e, ainda, desperdiçar muita água. Por isso a Fundação Espaço ECO® decidiu fazer um estudo para comparar os modelos existentes e verificar qual o mais sustentável entre as piscinas de fibra, vinil e alvenaria. Além de analisar os tratamentos para piscinas, que, geralmente, são realizados com os seguintes produtos: cloro, ozônio ou ultravioleta.

A pesquisa completa analisou as etapas de produção, instalação, manutenção e destinação final de todos os tipos de piscina, levando em consideração um tanque de 33 m², que recebe produtos químicos há 30 anos. Segundo a instituição, as piscinas feitas de vinil e de alvenaria são as que menos prejudicam o meio ambiente, já que tem maior vida útil, quando comparadas ao modelo de fibra de vidro.

Conforme o estudo, a fibra de vidro exige maior quantidade de energia no processo de produção, prejudicando ainda mais o meio ambiente e aumentando o consumo de água durante sua fabricação. Quanto aos tratamentos, a melhor opção é o cloro, pois é mais barato e não consome muita energia na produção, ao contrário dos outros produtos.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados