Qual a importância do saneamento básico na saúde pública?


O saneamento básico deve ser parte da infraestrutura de qualquer país, já que possui responsabilidades como os serviços de água potável, o esgotamento sanitário, a coleta de lixo e a drenagem urbana.

Quando um local não tem saneamento básico, principalmente, as crianças correm muito risco, já que, em todo o mundo, mais de 1,7 milhão de crianças com até 5 anos morrem por consumir água imprópria. Isso acontece porque nesta idade há mais sensibilidade quanto às doenças causadas pela água. Diariamente, uma média de 600 crianças morre pela falta do saneamento básico correto, o que ocorre, principalmente, no norte e nordeste do Brasil.

Outro fator que mostra como o saneamento básico é importante na saúde pública é o quanto um trabalhador rende. Já que, por exemplo, no ano de 2013, ocorreu o afastamento de 14,9 milhões de trabalhadores por motivos como diarreia e vômito, o que resultou em uma média de 3,3 dias de licença do trabalho.

Além das internações causadas por doenças gastrointestinais infecciosas, as quais somaram 391 hospitalizações em um ano e, assim, o SUS gastou R$ 125,5 milhões somente nestas internações. E, também, cidadãos do Brasil que não possuem saneamento básico acabam tendo seu rendimento e salário 21% a 3,6% menores, respectivamente. Desta forma, podemos ver como o saneamento é importante para que tenha desenvolvimento pessoal e igualdade social em um país.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados