Mapa global da água no subsolo da Terra é criado pela Nasa


Com a ajuda de satélites que fazem a análise do campo gravitacional do planeta, a Nasa conseguiu criar um mapa global da água no subsolo da Terra. Veja mais detalhes abaixo:

A Nasa, junto à pesquisadores da University of Nebraska-Lincoln, criou o primeiro mapa global que mostra a quantidade de água em várias camadas do subsolo do planeta Terra. O objetivo deste mapa é ajudar a monitorar o suprimento global do recurso conforme o planeta aquece.

O desenvolvimento deste mapa foi possível através dos dados dos satélites “Gravity Recovery and Climate Experiment Follow On” (GRACE-FO), que foram lançados em 2019. Estes satélites fazem análises do campo gravitacional da Terra e podem detectar as variações que acontecem pela movimentação do gelo e da água no solo.

As informações provenientes do GRACE-FO podem ajudar a prevenir desastres como, por exemplo, grandes secas que ocorrem pelo esgotamento de aquíferos subterrâneos, ou enchentes causadas pela saturação do solo.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados