Consumo consciente de água em Zaragoza


Zaragoza é um município da Espanha que tem uma população com o consumo consciente de água e, assim, a cidade é considerada a que mais economiza o recurso em todo o mundo, veja a seguir como isso é possível:

Os habitantes de Zaragoza, na Espanha, consomem uma média inferior a 100 litros de água por dia e por habitante, sendo que, em São Paulo, por exemplo, a média diária consumida por pessoa é de 175 litros de água. Isso é possível em Zaragoza porque, desde o ano de 1997, foi realizado um trabalho de conscientização com os habitantes, quando o governo decidiu e desenvolveu várias estratégias e soluções para evitar o desperdício do recurso.

O nome do projeto que aconteceu foi “Zaragoza, a cidade que poupa água”, o qual tinha como intuito uma economia de, no mínimo, um bilhão de litros de água. Desta forma, para atingir o objetivo do projeto, foram realizadas campanhas de sensibilização e de educação ambiental e financeira.

Desde que o projeto teve início, o consumo de água na cidade diminuiu em 5,6% por ano, o que significa que a meta foi atingida, pois esta porcentagem resulta na economia de um bilhão de litros de água. Este objetivo pode ser concluído pelo apoio de 60% das escolas locais, além das empresas e sindicatos.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados