Água do mar se torna potável com painel solar


Na Arábia Saudita, pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah criaram um aparelho que pode tornar água do mar em potável, utilizando painéis solares.

O aparelho, desenvolvido por pesquisadores da Arábia Saudita, é multifuncional e pode capturar o calor que existe nos painéis solares fotovoltaicos, com o objetivo de dessalinizar a água do mar, tornando-a potável e, ao mesmo tempo, gerar eletricidade, utilizando para isso, somente, energia renovável.

Segundo o responsável pelo estudo, Wenbin Wang, este aparelho pode produzir o dobro de água dos dessalinizadores solares convencionais, os quais utilizam um esquema de estágio único e são instalados na mesma região desértica.

Para funcionar, o calor residual do painel fotovoltaico vaporiza a água do mar no canal mais alto, desta forma, este vapor passa pela membrana porosa e se condensa como água fresca em outro canal de água limpa, localizado abaixo. O ciclo tem continuidade de acordo com o vapor que condensa, levando calor pela camada de condução térmica para o outro canal de água do mar e, assim, a energia é reciclada para tornar mais água potável.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados