Água contaminada pode ser purificada com CDs antigos


CDs e DVDs que não são mais utilizados para suas funções podem purificar a água contaminada, ao invés de poluir ainda mais o planeta sendo jogados no lixo.

Através de uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisas para Ciências Aplicadas, da Universidade Nacional de Taiwan, foi descoberto que os CDs e DVDs sem uso podem ser utilizados para uma ótima função: purificar a água contaminada. Os cientistas tiveram como líder o físico Ding Ping Tsai e, assim, usaram a superfície dos itens para incentivar a multiplicação de barras de óxido de zinco, substância que funciona como um semicondutor barato e que pode fazer a função de um fotocatalisador, o qual parte moléculas de poluentes quando há iluminação com luz ultravioleta.

Os CDs e DVDs possuem muita resistência e podem girar em alta velocidade, o que os torna ótimos para a função de purificar a água, já que o disco permite que a água derramada nele se espalhe em camadas bem finas, que conseguem ser atravessadas pela luz de forma fácil. Este sistema pode tratar até 150 ml de água por minuto e pode ser usado em pequena escala, limpando esgotos domésticos, efluentes industriais, resíduos agrícolas e águas pluviais.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados