Devemos antecipar a obtenção do CADRI?


O CADRI é um documento muito importante para as empresas e, por isso, todo empresário deve pensar no tempo que pode levar para a obtenção do mesmo. Já que, caso haja algum imprevisto ou demora na entrega do mesmo, as empresas que terão que arcar com as consequências de não ter o certificado em mãos.

O prazo médio para conseguir o CADRI é de 90 dias, porém, dependendo do caso e da região, este prazo pode chegar a 180 dias. Além de mais 20 dias para obter os relatórios de caracterização, necessários para gerar o certificado, e os atrasos que podem ocorrer por alguma falha dos processos da CETESB ou por erros cometidos pela empresa solicitante. Isso porque, atualmente, o processo para obter este documento ficou mais simples. Agora, há um novo formato de requisição feita de forma digital através dos sites PLA e e-ambiente. O objetivo com esta mudança é diminuir o desperdício de papel, colaborando com a sustentabilidade do mundo, além de centralizar e agilizar os processos, tornando-os mais práticos.

Pelos longos prazos para a obtenção do CADRI, é necessário que todas as empresas que geram resíduos façam seus pedidos com o máximo de antecedência possível, para assim, não ter problemas com o governo, já que, caso a empresa não possua o CADRI, são aplicadas penalidades caso as empresas tenham aumento de produção e necessitem movimentar os resíduos e efluentes. Os gestores nunca devem achar que tem tempo suficiente para a obtenção deste documento, mas devem sim, solicitá-los imediatamente, pois devem se lembrar que, além dos prazos fixos, ainda podem ocorres os atrasos. Com o CADRI em mãos, a empresa pode ter um melhor planejamento da movimentação de seus resíduos, tendo mais tempo para analisar todos os relatórios e prevenindo punições, como as multas, por exemplo.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados