Como tirar manchas complicadas para sair


Algumas manchas são bem fáceis de tirar, mas também existem algumas que imaginamos que não sairão nunca mais e que perdemos a roupa manchada. Mas não se preocupe, utilizando a forma certa é possível remover até as manchas mais difíceis.

Sempre, antes de remover qualquer mancha, o ideal e que se faça um pré-tratamento para facilitar a remoção da mesma. Faça-o da seguinte forma: molhe toda a peça, coloque um pouco de sabão líquido diretamente na mancha, esfregando devagar para não danificar o tecido. Dependendo do tipo da mancha, a roupa precisará ficar um tempo de molho, feito isso, lave a peça normalmente.

Manchas de adesivos, cola e esmaltes de unha devem ser retiradas com um removedor de esmalte, exceto em tecidos sintéticos, como, por exemplo, o poliéster e a poliamida. Já as peças manchadas com tintas, inclusive as tintas de canetas e marcadores, devem ficar de molho durante toda a noite com água fria e um sabão de sua preferência. Se as manchas tiverem bastante tempo, esfregue removedor de esmalte e, depois, lave a peça como de costume. Nas manchas de mofo ou ferrugem, você deve passar sal e limão na área manchada e deixar durante um tempo, se a mancha persistir, passe um removedor de ferrugem. Em tecidos finos, como a lã e seda, prefira a lavagem a seco.

Nas manchas de vômito, o excesso deve ser retirado na água corrente fria, depois, deixe a peça de molho com sabão e lave seguindo as instruções da etiqueta. Para retirar cera de vela de uma roupa, você deverá colocar a peça entre duas folhas de papel absorvente, passando um ferro morno atrás. Nas manchas de vaselina, deve ser feito apenas o pré-tratamento e a lavagem normal da peça. E para retirar mancha de graxa de sapato, basta fazer o pré-tratamento, deixando a peça de molho por uma hora e depois a lavagem, seguindo as recomendações da etiqueta da roupa.





EVITE FRAUDES:
O usuário que suspeitar da autenticidade de um boleto deve prestar atenção nos três primeiros números do documento e no campo "Nosso Número" (segunda sequência de 12 números do boleto bancário). Por exemplo: uma cobrança do Banco Itaú que comece com o número 237 é falsa, pois o número do banco é 341. O número 237 é referente ao Banco Bradesco. Os códigos dos bancos podem ser consultados no site da Febraban (Federação Brasileira de Bancos): https://portal.febraban.org.br/pagina/3164/12/pt-br/associados